O Limão combate acidez no estômago

O quê? Mas o limão é ácido, como ele pode combater a acidez do estômago? A maioria das pessoas pensa que por ser ácido o limão deve ser evitado em casos de acidez estomacal e de gastrite, no entanto, não é bem assim que acontece.

A água com limão tem muitos benefícios, mas como algo tão ácido como qualquer coisa com sumo de limão pode realmente ajudar com problemas digestivos?

Se você tiver refluxo ácido e a sensação de queimação voltar, você deve tratá-lo imediatamente. Algumas pessoas juram pela água de limão como uma cura rápida e fácil do refluxo ácido; outros dizem que piora os sintomas. Vamos ver qual é o raciocínio por trás disso e se a água com limão é ideal para você.

O Limão combate acidez no estômago

A diferença que a água faz

Enquanto que o limão ou outros cítricos por si são maus para o refluxo ácido e podem até piorar os sintomas, ele pode melhorar os seus problemas de refluxo quando esse sumo de limão é misturado com água.

O limão misturado com a água é considerado alcalino por muitas pessoas, o que na verdade não é verdade, mas o efeito da água com limão nos rins é o alcalino. Isso fica um pouco confuso, mas a vitamina C na água de limão é o que causa acidez, quando consumida, a vitamina C é usada, deixando o restante como alcalino.

Além disso, o limão possui um alto teor de ácido cítrico (5 a 7%), que, quando livre, é sim ácido, porém ao ser ingerido, em contato com o meio celular no interior do organismo humano, é oxidado e funciona como um agente complexante, tamponante e como um bloqueador de prótons (H+), comportando-se como um alcalinizante, isto é, um neutralizante da acidez interna, estabilizando o meio em pH levemente alcalino.

Outro ponto é que os diversos sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue.

Conclusão

O limão, misturado com água, ajuda no combate a esses problemas por vários motivos, sendo que um deles é o fato de que ele causa um deslocamento no equilíbrio químico do ácido clorídrico no estômago com seus íons em meio aquoso.

O Limão combate acidez no estômago é apenas um de muitos assuntos, abordados aqui no site, que tentam mostrar os benefícios que pode obter incluindo a água com limão nos seus hábitos alimentares diários. Para melhores resultados, adicione uma alimentação equilibrada e exercício físico, quanto baste.

Deixe uma resposta