Limão, um potente antiviral ?

Mais uma vez as opiniões são muitas e algo divergentes. Os relatos online do limão como um poderoso anti-viral são superiores aos relatos contraditórios.

Tome nota que um antiviral é um medicamento usado apenas para tratar infecções causadas por vírus. Tome nota também que algumas plantas e frutas podem conter alguns compostos de ação antiviral, que podem ajudar com a sua saúde, por exemplo, a erva-cidreira, o alho, o gengibre e… o limão, entre outros.

Numa altura em que o mundo sofre com a pandemia do Corona-Virus, porque não, por exemplo, saborear um chá quente de gengibre, ótimo na ajuda contra infecções do trato respiratório inferior (como pneumonia e bronquiolite), leia-se o excelente estudo científico já publicado sobre o assunto, que conclui no final: “Fresh, but not dried, ginger is effective against HRSV-induced plaque formation on airway epithelium by blocking viral attachment and internalization“.

Limão um potente anti-viral

Sumo de limão, um poderoso antiviral

O limão é conhecido pelos seus altos teores de vitamina C que, além de ser um importante antioxidante, também fortalece o sistema imunitário graças à ativação dos glóbulos brancos. O limão conta ainda com propriedades antibióticas e antivirais que ajudam a combater e prevenir uma grande quantidade de vírus e bactérias que podem afetar a sua saúde, especialmente a nível respiratório.

Para isso deveremos juntar 3 ingredientes poderosos, limão, gengibre e mel de abelha, que juntos, formarão uma potente bebida anti-viral, totalmente natural.

  • Foi descoberto, por pesquisadores alemães, que o ácido cítrico protege o nosso organismo contra o norovírus, transmitido através de mãos e alimentos contaminados. Como é sabido, quando o corpo está com uma necessidade urgente de vitamina C, para ajudar a combater uma gripe ou resfriado, o sumo de limão é das melhores escolhas naturais, servindo também para reforçar o sistema imunológico do organismo.
  • O gengibre é um dos remédios naturais mais potentes, que funciona muito bem no tratamento do resfriado comum e da gripe. O gengibre contém antioxidantes, é anti-inflamatório, antibacteriano, antiviral e possui ainda propriedades medicinais para aliviar a dor.
  • O mel de abelha tem uma poderosa ação antibiótica, que pode eliminar os vírus e bactérias causadoras de gripes e resfriados. Alguns estudos confirmaram ainda que o mel tem propriedades expectorantes, importantíssimas para o tratamento da asma e de outros problemas respiratórios causados por consequência de um sistema imunitário debilitado.

Potente bebida antiviral de limão, gengibre e mel

Esta bebida servirá para aumentar as defesas do organismo e prevenir problemas respiratórios causados por alergias ou infecções virais.

Ingredientes

  • 2 limões grandes, com casca.
  • 1/2 raiz de gengibre.
  • 200 ml de mel de abelha orgânico (8 colheres de sopa)

Modo de preparação

  • Lave muito bem os limões.
  • O limão será utilizado com casca, pois nela estão muitos de seus nutrientes, incluindo uma boa dose de vitamina C.
  • Lave muito bem a raiz de gengibre, corte-a em pedaços pequenos e então leve ao liquidificador com o limão em gomos.
  • Finalmente, adicione a quantidade recomendada de mel e bata muito bem todos os ingredientes até que fiquem completamente misturados.
  • Quando tudo estiver bem misturado, coloque num pote de vidro e reserve na geladeira.

Limão, um potente anti-viral, é apenas um de muitos assuntos, abordados aqui no site, que tentam mostrar os benefícios que pode obter incluindo a água com limão nos seus hábitos alimentares diários. Para melhores resultados, adicione uma alimentação equilibrada e exercício físico, quanto baste.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site.”

Deixe uma resposta