Deve beber água com limão durante a gravidez ?

A gravidez é uma das fases mais importantes na vida de todas as mulheres, onde todos os cuidados são poucos para que a gravidez corra sem problemas e incidentes. Os hábitos alimentares são muito importantes durante toda a gravidez e deve haver especial cuidado com o que se ingere nesta fase.

Portanto, é sempre aconselhável estar devidamente informada sobre a sua dieta alimentar e quais os cuidados que deve ter. Vamos então ao que interessa saber, isto é, se será seguro consumir limão durante a gravidez e as quantidades recomendadas para esta fase.

Deve beber água com limão durante a gravidez

Deve beber água com limão durante a gravidez ? A resposta é sim! Desde que beba com moderação, não necessita de retirar esse hábito alimentar da sua dieta. No entanto, o consumo excessivo durante a gravidez pode trazer alguns problemas que convém estar consciente.

Possíveis problemas que uma grávida pode ter em beber água com limão em excesso

  • Problemas dentários. Devido a alterações hormonais a gengiva pode doer e sangrar mais facilmente durante a gravidez. Além disso, a natureza ácida do limão pode afetar o esmalte dos dentes.  Isto pode levar a que dentes mais fracos e mais sensíveis possam vir a dar problemas futuros. Será, portanto aconselhável que, depois de beber água com limão, enxague convenientemente a cavidade oral para diminuir os possíveis problemas dentários.
  • Azia ou desconforto interno. Muitas mulheres sofrem de azia e enjoos durante algumas fases da gravidez. A acidez natural presente nos limões pode desencadear ou mesmo agravar esses sintomas. Se notar que os sintomas comuns se agravam após a ingestão da água com limão, será prudente reduzir ou mesmo evitar o consumo até que esses sintomas diminuam.

Cuidados que deve ter ao consumir água com limão na gravidez

  • Por forma a evitar a possibilidade de consumir bactérias nocivas, compre limões frescos e lave-os primeiro. Consuma o sumo de limão espremido na hora. O sumo obtido com meio limão contém cerca de oito calorias e fornece 20% de suas necessidades diárias de vitamina C.
  • Beber água gelada com limão pode causar frio e tosse durante a gravidez.  É aconselhável, por isso, consumir água de limão morna ou à temperatura ambiente, especialmente nos meses frios do inverno.

Principais benefícios da água com limão durante a gravidez

  • Hidratação e nutrição. Os limões além de serem uma fonte rica em vitamina C, também são ricos em flavonóides, vitamina do complexo B, vitamina A, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, ácido pantotênico, vitamina B-6, niacina, vitamina E e riboflavina , todos os quais são nutrientes vitais para o crescimento e desenvolvimento do bebé ainda não nascido. Além disso, a água com limão permite uma hidratação extra ao seu organismo.
  • Imunidade. O limão é rico em vitamina C e carregado com nutrientes que beneficiam a saúde o que ajuda a melhorar seu sistema imunológico, prevenindo infecções como resfriados e febres.
  • Enjoo matinal. Se sofre de náuseas, o limão pode ajudar. Ele ajuda a retificar o fluxo excessivo da bile e também atua como um refrescante para a boca ajudando a reduzir a sensação nauseante nas mulheres grávidas.
  • Saúde óssea. A água com limão é uma ótima fonte de cálcio e magnésio, ajudando no desenvolvimento ósseo do seu bebê.  A ingestão diária de referência (IDR) de cálcio e magnésio na gravidez é de 1.000 e 350 miligramas por dia, respectivamente. A água de limão oferece cerca de 26 mg de cálcio e 8 mg de magnésio por 100 gramas.
  • Infecções genitais e urinol. A água com limão é rica em propriedades diuréticas e é muito benéfica para manter as funções renais saudáveis ​​e, assim, evitar infecções urinogenitais em mulheres grávidas.

Deve, ou não, beber água com limão durante a gravidez é apenas um de muitos assuntos, abordados aqui no site, que tentam mostrar os benefícios que pode obter incluindo a água com limão nos seus hábitos alimentares diários. Para melhores resultados, adicione uma alimentação equilibrada e exercício físico, quanto baste.

Deixe uma resposta