Como plantar e cultivar um limoeiro

O limão tem inúmeras aplicações práticas, na medida em que é utilizado na culinária, medicina, limpeza, perfumaria, cosmética, entre outros.

Plante seu limoeiro em um lugar onde bata bastante sol, mantendo a planta protegida de correntes de vento até que já tenha emitido brotos no novo local. Regue a mudinha a cada três dias na primeira semana, depois, basta molhar para manter a terra húmida.

Para evitar que os frutos rachem ainda no pé, regue o limoeiro em abundância durante o período de frutificação. As pequenas flores brancas perfumadas surgem ao longo do ano todo e atraem abelhas, responsáveis pela polinização – ao contrário de brocas e pulgões, elas têm passe livre no seu pomar.

Como plantar e cultivar um limoeiro

Quando deve plantar limões

A plantação de limoeiros é uma prática que ocorre em regiões com uma alta humidade relativa do ar e com temperaturas quentes ou temperadas, nomeadamente entre os 23 e os 32 graus centígrados. O limão frutifica durante todo o ano e para obter os melhores resultados, o seu cultivo deve ser realizado no início do Outono ou da Primavera, pois estas são as épocas que tornam os frutos mais suculentos.

A quantidade de luz solar

Este é um dos aspetos mais importantes e que vai determinar o sucesso ou insucesso do crescimento de uma árvore cítrica. O limão é um fruto que necessita de um mínimo de 6 horas de exposição solar e, como tal, deve estar estrategicamente situado no seu jardim. Se não houver um ponto claro de luz, o limão não se conseguirá desenvolver e a árvore acabará por morrer.

A drenagem do solo

Os limoeiros precisam de muita água para crescerem, no entanto, não se dão bem com solos encharcados. Dessa forma, não deve colocar o seu limoeiro na parte pantanosa do seu terreno. Ao escolher um local, eleja um com muito sol ou então coloque-o num recipiente e depois posicione-o a seu gosto. Certifique-se que cobre o solo do limoeiro com raízes de plantas com terra e estrume ou palha com a altura de 5 a 7 centímetros. Pode também utilizar fertilizantes orgânicos para adubar a terra do limoeiro de modo a que esta fique mais fértil.

A queda de limões antes da sua época

Este é um sinal de regas irregulares, de falta de fertilizante ou até fertilizante a mais.

O cultivo de limões num jardim é muito fácil de ser realizado e basta observar os sinais que o próprio limoeiro dá a conhecer para saber se a plantação está a ser bem ou mal realizada.

Como plantar e cultivar um limoeiro é apenas um de muitos assuntos, abordados aqui no site, que tentam mostrar os benefícios que pode obter incluindo a água com limão nos seus hábitos alimentares diários. Para melhores resultados, adicione uma alimentação equilibrada e exercício físico, quanto baste.

Deixe uma resposta