Água com limão faz bem aos Rins e Fígado ?

Muito se escreve sobre os efeitos da água com limão para o fígado e, também para os rins. Não parece haver qualquer problema em beber um copo de água em jejum, ainda que aromatizado com limão.

Para o bom funcionamento do organismo, a Direção-Geral de Saúde recomenda mesmo o consumo de um litro e meio a dois litros de água por dia, em pequenas quantidades. Mas esta “receita caseira” não tem propriedades especiais.

Água com limão (vs) Rins e Fígado

O fígado é, na verdade, mais parecido com uma fábrica que transforma as toxinas em substâncias que podem ser eliminadas pela bílis no estômago. E os rins são como um filtro que limpa o sangue e elimina as toxinas e outros produtos rejeitados na urina. Mas não são como uma esponja que acumula as toxinas e que precisa de ser limpa de vez em quando, afirmam alguns especialistas.

Afinal, água com Limão faz bem ao fígado e rins ?

Basta uma busca rápida no Google para encontrar inúmeros benefícios da água com limão tanto para o fígado, como para os rins. E, igualmente, opiniões completamente opostas entre nutricionistas.

Por este motivo, é um erro pensar que o limão faz mal ao fígado. Ao contrário, o limão pode, em colaboração com uma dieta saudável, ajudar e muito este órgão nas suas funções, sendo consumido com regularidade.

Olhando para os rins, o Authority Nutrition vai contra a ideia de que o limão faz mal para os rins e afirma que, graças ao fato do ácido cítrico dos limões poderem aumentar o volume da urina, a fruta pode contribuir com a prevenção da formação de cálculo renal.

Estudos divulgados nos anos de 2007 e 2008, realizados por pesquisadores dos Estados Unidos e da Turquia, com a parceria de outros cientistas, apontaram que beber água com limão pode ser efetivo no que se refere à prevenção do cálculo renal.

Por outro lado, outros trabalhos, como uma pesquisa divulgada em 2007 e feita por um pesquisador dos Estados Unidos ao lado de outros colegas, concluíram que não existem efeitos neste sentido.

Resumindo, as principais alegações do conteúdo, que podem ser pesquisadas na internet, são factualmente imprecisas. Mas uma coisa é certa, beber água com limão, além de simples, não tem contra-indicações, desde que não seja em excesso! (Ver: quantidade ideal de limão por dia).

Contudo, importa referir que pessoas que sofrem de doenças hepáticas devem sempre consultar o seu médico/nutricionista sobre os cuidados alimentares a ter.

Água com limão faz bem aos Rins e Fígado é apenas um de muitos assuntos, abordados aqui no site, que tentam mostrar os benefícios que pode obter incluindo a água com limão nos seus hábitos alimentares diários. Para melhores resultados, adicione uma alimentação equilibrada e exercício físico, quanto baste.

Deixe uma resposta