A importância da água nos humanos

Mas, afinal, qual é o papel da água no organismo?

Segundo a Nova Roda dos Alimentos, a água não se encontra inserida em nenhum grupo individualizado, mas sim de forma destacada no centro da mesma e ainda representada em todos os grupos pois para além de ser um dos constituintes de cada género alimentício é também muitas vezes necessária na confeção dos mesmos. Sendo esta imprescindível à vida  é fundamental que seja ingerida em abundância diariamente. Assim é recomendado, para indivíduos adultos saudáveis, a ingestão de cerca de 1.5L a 3L por dia para um ótimo funcionamento do organismo humano.

As funções cerebrais e os níveis de energia são influenciados pelo nível de hidratação. Também a performance física é afetada pelo estado de hidratação. Assim, em dias muito quentes, ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar os 6 litros, principalmente porque o suor “desperdiça” muito líquido na tentativa de manter a temperatura do corpo num nível adequado.

Assim é necessária a prática de uma alimentação completa, através dos diferentes grupos da roda dos alimentos incluindo a ingestão de água equilibrada, possibilitando um maior consumo dos grupos com maior dimensão, e variada, através da variedade e sazonalidade dos alimentos.

Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos mas se ficarmos sem beber água durante cinco ou seis dias nossa vida correrá sério risco. O corpo humano tem por volta de 75% de água quando nascemos e aproximadamente 60% quando nos tornamos adultos. Médicos recomendam tomar ao menos dois litros de água diariamente. Essa quantidade engloba o consumo de sucos, frutas e todos os alimentos que contenham água. A ingestão da água é vital para a saúde, essencial  para o correto funcionamento de todo organismo.

A importancia da agua no ser humano

A água é fundamental para manter o equilíbrio do organismo e ainda tem como funções:

  • Ser componente essencial do sangue, linfa e de todas as secreções corporais;
  • Participação em reacções diversas: como por exemplo, a digestão, absorção, metabolismo e excreção do organismo;
  • Transporte: a água é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigénio até às células, bem como dos detritos celulares resultantes dos processos metabólicos.
  • Solvente: a água é um excelente solvente e meio de suspensão, facilitando a eliminação das toxinas acumuladas no organismo através da urina.
  • Regulação da temperatura corporal: quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a produção de suor, com o objectivo de libertar calor através da evaporação.
  • Lubrificante das articulações: a desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos com consequente desgaste ósseo.
  • Diminuir o risco de urolitíase (pedra no rim).
  • Preservar a elasticidade da pele.

Além de participar da composição do suor, a água também forma as lágrimas, líquido essencial para o funcionamento adequado dos olhos. As lágrimas evitam o ressecamento das córneas e fazem a limpeza dessas estruturas.

A importância da água nos humanos é apenas um de muitos assuntos, abordados aqui no site, que tentam mostrar os benefícios que pode obter incluindo a água com limão nos seus hábitos alimentares diários. Para melhores resultados, adicione uma alimentação equilibrada e exercício físico, quanto baste.

Deixe uma resposta